10 de set de 2009

VIVA OS BLOCOS DE ENREDO!

Alguns sambas de enredo mais bonitos que conheço foram compostos para os desfiles dos blocos de enredo. Canários das Laranjeiras, Vai Se Quiser, Foliões de Botafogo e Flor da Mina do Andaraí, por exemplo, desfilaram com alguns sambas de antologia na história do carnaval carioca.

Os mais velhos sabem que, durante muito tempo, os blocos de enredo abriram os desfiles do carnaval. O sábado era sempre destinado ao cortejo das agremiações, que funcionavam como verdadeiras escolas de samba em miniatura. E tome de samba bom.

O que dizer, por exemplo, do magnífico Ganga Zumba, obra-prima de Carlinhos Sideral para o desfile do glorioso Canários das Laranjeiras no início dos anos setenta? Ouçam aqui e confirmem : é um dos maiores sambas de todos os tempos.

E o samba de 1972 dos Foliões de Botafogo? Mauro Duarte e Noca são os autores do clássico Tributo aos Orixás, hino maior que foi gravado por Clara Nunes e pode ser escutado aqui . É um sambaço-aço-aço, que pouca gente sabe que foi composto para o bloco de Botafogo.

Monumental é também o samba do Vai Se Quiser, famoso bloco do Engenho de Dentro, de 1978. O Mundo de Hilário de Ojuobá é uma verdadeira aula. Acabei, aliás, de colocá-lo na rede, após receber a gravação original do meu parceiro Beto Mussa. Ouçam aqui . É outro momento maior da história do gênero.

Abraços

Marcadores:

5 Comentários:

Anonymous Guigo disse...

Grande pedida, Professor!

10:30 PM  
Blogger AOS QUARENTA A MIL disse...

Aplausos de pé pela lembrança Simas , cheguei a encher os olhos de lágrimas ao lembrar do Foliões, quando o bloco foi vendido queria ter comprado, muito emocionante estas publicações. No caso do "Lendas e mistério da Amazônia" que você disponibilizou acima, fazia parte da trilha sonora de um show do Plataforma no qual eu participava do quadro em homenagem a Portela , este quando ouvi, chorei cântaros.

Forte abraço.

7:52 AM  
Blogger Luiz Antonio Simas disse...

GUIGO, aguarde que vem mais coisa por aí!

MONICA, é pena que os blocos de enredo tenham praticamente acabado. Comecei, inclusive, a gostar de samba por causa do Canários, o bloco de toda a minha família.

Abraço

9:19 AM  
Blogger AOS QUARENTA A MIL disse...

Um dia quem sabe , algum apaixonado com pequena verba, disposição e honestidade possa investir e reviver esta boa época... Já desfilei muito no Canário com o pessoal do Morro Azul, aliás de lá temos o Tavinho do Cavaco que concorre a samba e eu lá como de costume com bandeirinha na mão dando força na torcida.

Ô meu Deus o carnaval...

1:32 PM  
Blogger Luiz Antonio Simas disse...

MONICA, meu tio Salvador foi, inclusive, presidente do Canários.

2:53 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Início