18 de mai de 2009

DEBATE AUDIOVISUAL NA NOITE TIJUCANA

Vivi, ao lado de Eduardo Goldenberg, uma noite absolutamente memorável no sábado. Enchemos a caveira no bar Estudantil [glorioso pé imundo tijucano] e vimos coisas de que até Deus duvida e o diabo desconfia. Nunca, digo com absoluta certeza, vivi nada parecido nos botequins da vida. Nunca.
Edu descreveu com absoluta precisão o ocorrido. Leiam aqui os detalhes sobre a mais inusitada das noites da Tijuca. Um troço impressionante que Edu, com seu rigoroso apreço aos fatos, descreveu magistralmente.
Faltou apenas ao bardo da Haddock Lobo relatar que estávamos no botequim, eu e ele, em seríssima discussão sobre a tradição audiovisual brasileira. Não, não estávamos falando de Glauber Rocha ou coisa que o valha. O assunto era muito mais sério.
Eu tinha acabado de colocar aqui no Histórias [vejam o texto imediatamente anterior a este] o monumental videoclipe dos Originais do Samba para a música Nêgo véio quando morre.
Edu, absolutamente comovido com o histórico documento, relembrou então de outro videoclipe da mesma envergadura - o da música [de Chico Buarque de Holanda] Terezinha, interpretada por Maria Bethânia e com históricas atuações dos Trapalhões Didi, Mussum e Zacarias.
Detalhe absolutamente marcante: a a atuação monumental, sensível e precisa de Wanderlei Cardoso, que rouba a cena no início da trama.
A comparação entre os dois videos é uma aula sobre a melhor tradição audiovisual canarinho. Quero crer que nada parecido - em termos de qualidade, dramaturgia e atuações - foi produzido no país. Assistam a esse momento maior das artes nacionais.
Abraços

Marcadores: ,

3 Comentários:

Anonymous Mariara disse...

Todas as vezes que escuto Terezinha" a imagem desse clip vem imediatamente à minha cabeça!!
Beijos

6:09 PM  
Anonymous Pedro Franco disse...

É impossível ouvir a música do Buarque de Holanda sem ter em mente as cenas de Mussum e Zacarias cortejando Didi.
E o blog excelente como de praxe.
Se tiver um tempinho dá uma olhada no meu, recém-criado. www.passooponto.wordpress.com

7:37 PM  
Anonymous Camilo disse...

Sensacional!!!

Trapalhões Forevis!

9:57 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Início