3 de out de 2008

CURTINHAS SOBRE O PLEITO DE DOMINGO

(Fernando Gabeira no mar de Ipanema)

O primeiro turno das eleições municipais se aproxima. Tomado de grande perplexidade, confesso que não consigo mais distinguir, observando o horário eleitoral, a diferença física entre Fernando Gabeira e Caetano Veloso. Não sei quem é quem. Juro.

Por falar em Gabeira, acho que a intenção do candidato é perder a eleição. Colocar aquele pessoal decadente do pop-rock brasileiro cantando a música da campanha ( um horror, aliás ) só reafirma o discurso dos que acusam Gabeira de ser um candidato restrito aos limites da zona sul. Terminar com Caetano Veloso ( ou o próprio Gabeira, já que não sei mesmo diferenciá-los) cantando Amanhã, do falecido Guilherme Arantes , é piada. O único Amanhã que presta é mesmo o samba da União da Ilha, cantado, evidentemente, pelo grande Aroldo Melodia.

A entrevista imaginária de Alessandro Molon falando da família e dos exemplos de solidariedade e honestidade que recebeu do pai e da mãe, além de anunciar que completará 13 anos de casado no dia 5 de outubro, é o momento mais constrangedor da história das campanhas eleitorais brasileiras. Superou o marechal Dutra levantando um anão ( confundiu o prejudicado vertical com uma criança) em um comício às vésperas do pleito de 1945.

Jandira Feghali uma vez gritou comigo de forma absolutamente destemperada durante uma boca de urna em Laranjeiras porque eu não peguei um panfleto que a candidata ofereceu ; e não peguei pelo simples motivo de que já tinha votado. Desde então tenho medo dela e, tanto tempo depois, continuo achando que posso ser agredido pela dona. Nunca me recuperei do impacto daqueles gritos vindos do alto. Não tecerei comentários, portanto, sobre o desempenho eleitoral da gata da Albânia.

Minha ex-aluna Clarissa Garotinho é candidata. Cada aparição da moça na tv me dá uma vontade danada de largar a profissão e, em penitência, subir a Penha de joelhos. Os amigos mais chegados estão tentando me convencer de que não tenho culpa nenhuma no cartório. Melhor assim.

A coisa piorou. O porteiro do meu prédio, torcedor do venerável Santa Cruz do Recife, acaba de me dizer que acha que o Gabeira imita o Ronaldo Esper.

Abraços.

15 Comentários:

Anonymous leo boechat disse...

HAHAHAHAHAHAHAHA

Sensacional! Gostei muito da explanação, que vai de Dutra e um anão x Casamento do Molon a Ronaldo Esper.

12:27 PM  
Anonymous Carlos Andreazza disse...

Terá sido, imperiano Simas, a mais séria e precisa análise do cenário eleitoral carioca.

3:04 PM  
Blogger Monica Araujo disse...

Boa tarde, Simas.

Incrível que esta foto seja do Gabeira ??? Lembrei agora daquela foto dele de tanguinha em Ipanema?? Nenhum adversário lançou mão da foto ?? É que não acompanho campanha eleitoral.

Gostaria de parabenizá-lo pelo samba no salgueiro.

Um abraço, Monica Araujo.

3:34 PM  
Blogger Eduardo Goldenberg disse...

Simas: sem contar que, francamente... ouvi dizer que o Gabeira pretende implantar bolo de maconha na merenda escolar, que vai substituir os uniformes da rede municipal por uniformes de cânhamo; que o Eduardo Paes vai torcer por novas enchentes para ter de novo - você viu isso?! - o orgulho de estar ao lado dos desabrigados; que a Jandira vai sair gritando por aí contra os não-comunistas que se recusarem, pelas mais pífias razões, a pegar pra ler os livretos que serão impressos pela Câmara Municipal com lições trotskistas e maoístas; que a Solange Amaral fará uma cirurgia para implantar um pênis para virar Cesar Maia de vez; que o Crivella vai transformar a Cidade da Música num Templo Evangélico da Barra da Tijuca; que o Chico Alencar vai viver da mesada de 30 pratas que um jovem músico será obrigado a lhe pagar sob pena de expulsão dos quadros do PSOL...

Só resta uma saída.

E você sabe qual é.

12!

5:09 PM  
Blogger Luiz Antonio Simas disse...

BOECHAT, eu só não sei exatamente quem é o Esper. O porteiro disse isso mesmo!

ANDREAZZA , obrigado pelo reconhecimento da seriedade de minha análise. tem gente que acha que estou brincando.

MONICA, seja bem chegada e obrigadíssimo pela força ao samba.

EDU, suas informações, que me parecem procedentes, são mesmo preocupantes. Esperemos que o John McCain do Realengo dê um jeito nisso!

8:00 PM  
Blogger Eduardo Goldenberg disse...

Ihhhhhhhhhhh!

7:33 AM  
Blogger Monica Araujo disse...

Rapaz, a Jandira estava lá na São Clemente ontem. Primeiro subiu no palco e cantou o samba dos outros parceiros , depois na vez do nosso veio no meio da quadra em minha direção para me abraçar (chuta que é macumba) , daí eu lembrei do comentário de vocês e desviei, ai ela ficou no vácuo e eu morrendo de rir imaginando se ela não estaria correndo atrás de mim vociferando,rsrsrs patético ...

10:56 AM  
Blogger Eduardo Goldenberg disse...

Ihhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

2:26 PM  
Blogger jd disse...

Uma vez a giganta da Albânia gritou comigo num programa que ninguem vê daquela Leda Nagle de madrugada, uns tres dias depois que tinha perdido o senado pro Dornelles.. Acho que ela queria gritar com o Itagiba, mas acabou gritando com todo mundo. Meu pai me contou que uma vez, num piquete de estaleiro, ela tentou bater nele... Medo!

2:21 PM  
Blogger Xupisco disse...

Dultra confundiou um Anão com uma criança !!

Maravilha. Conta essa história que eu não conhecia.

4:50 PM  
Blogger Luiz Antonio Simas disse...

JOÃO DANIEL, meu queridíssimo, vosso comentário honra este modesto blog. Agora, vem cá, a Jandira é pelo menos uns 20 centímetros maior que você. Eu, que sou quase do teu tamanho (um pouco maior), achei que ela ia me liquidar durante aquele ataque na calçada do Fluminense. Terrível.
Abraços

5:24 PM  
Blogger alberto disse...

Simão,
obrigado pela referência ao Amanhã.
abração

11:45 PM  
Blogger Eduardo Goldenberg disse...

E teve bom desempenho, nosso Paulo Ramos. Mais uma centena e meia de votos e teria deixado pra trás o bom-moço.

Agora...

Eu não te disse, na véspera, que os institutos de pesquisa dariam o verde com 1% à frente do bispo? Não te disse que isso seria feito com o intuito de carrear os votos dos pouco-firmes para o verde a fim de afastar o demonizado bispo do segundo turno?

Tudo como os meios de comunicação pretenderam. Tudo conforme as ordens.

Agora o RJ está entre uma das crias do homem de meio bilhão de reais para a Cidade da Música e o verde.

Votarei, pela primeira vez na vida, nulo. Até segunda ordem de foro íntimo.

8:52 AM  
Blogger Monica Araujo disse...

Olha a foto no Gabeira de tanguinha lá no Front, era só o que faltava para a campanha^.

Um abraço.

9:45 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Prejudicado vertical é demais!

Marcos

11:03 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Início