19 de ago de 2009

O DOIDO DA VASSOURINHA


Olhem bem essa foto famosa do presidente Jânio Quadros. Tentem, por favor, adivinhar para que lado Sua Excelência está caminhando. O homem da vassourinha [ouça aqui o excelente jingle da campanha de Jânio ] também não sabia para onde estava indo, podem crer.

Jânio conseguiu a proeza de condecorar Che Guevara e, ao mesmo tempo, buscar o auxílio do presidente dos EUA, John F. Kennedy, e do seu projeto da aliança para o progresso. Acendia uma vela para Deus e outra para o capeta, como diria minha avó [que, diga-se, detestava o maluquete].

Tenho a impressão de que Jânio foi o primeiro brasileiro a virar capa da revista Time. O presidente apareceu, retratado por Candido Portinari, na edição de 31 de junho de 1961. A Time definiu Jânio como um enigma e ressaltou a dificuldade de se compreender algumas de suas medidas - como, por exemplo, a proibição de sessões de hipnose em praças públicas, a regulamentação das regras dos jogos de cartas e a proibição de corridas de cavalo às quintas feiras.

Jânio declarou, para estupor do repórter da revista, que sua maior preocupação naquele momento, em plena Guerra Fria e no auge da crise gerada pela aproximação entre Cuba e URSS, era regulamentar a participação de crianças em programas de televisão e rádio.

O deputado udenista Mário Martins disse ter ouvido de Jânio que cinco personagens históricos o teriam influenciado: Cristo, Shakespeare, Lincoln, Lênin e Chaplin. Para Martins " o problema é que nunca se sabe quando ele imita este ou aquele. Às vezes procuramos Cristo e damos de cara com Lênin". Carlos Lacerda, que durante a campanha afirmou que Jânio tinha "cheiro de povo", concluiu que o presidente era o "o mais desequilibrado dos brasileiros".

Jânio costumava andar com um pacotinho de queijo ralado no bolso, para salpicar nos cabelos e ombros e simular que tinha caspa - fato que, em sua peculiar visão, o aproximaria do povo. Pelo mesmo motivo, comia pão com mortandela (com "n" mesmo, que é como a rapaziada gosta) em público e simulava alguns desmaios, creditando a perda de sentidos à fome que atacava os brasileiros comuns como ele.

Enviou mais de 2000 bilhetinhos durante a gestão e, com menos de oito meses de mandato, renunciou ao cargo, sob pressão de "forças terríveis". Não se sabe qual personalidade estava ativa quando resolveu se empirulitar; acreditando, diga-se de passagem, que a renúncia não seria aceita pelo Congresso Nacional e pelos militares - que temiam o vice-presidente, João Goulart.

Cristo, Shakespeare, Lincoln, Lênin ou Chaplin. Qual deles baixou em Jânio na hora do gesto tresloucado? O único que descarto é o bardo inglês - o bilhete da renúncia é desprovido de valor literário.

Abraços

Marcadores: ,

7 Comentários:

Anonymous Alê disse...

-
Merecia um comentário a gestão dele à frente da prefeitura de SP.

Dentre alguns atos estrambóticos, era comum vê-lo sair do carro oficial da prefeitura para esmurrar, aos berros, outros carros.

A razão? Avançavam a faixa de pedestres.

Alê
-

6:19 PM  
Blogger Carlos Andreazza disse...

É por isso que sigo firme com o meu presidente, o grande estadista imperiano Humberto Soares Carneiro!

6:38 PM  
Anonymous Rodrigo Pian disse...

Lembrei muito das tuas (excelentes) aulas, Professor.

8:15 PM  
Anonymous Guigo disse...

Jânio queria invadir a Guiana Francesa... se tivesse sido bem sucedido, ele poderia ter passado a eternidade na Ilha do Diabo, ora pois!

9:15 PM  
Blogger Felipinho disse...

Tá parecendo o Marechal nesta foto.

9:26 AM  
Blogger Szegeri disse...

Entre os atos da maior importância para a vida nacional da sua lavra estão a proibição das brigas de galo, do lança-perfume no carnaval e - atentado maior as tradições nacionais - o uso do biquíni nas praias. Sua única qualidade efetiva era ser um pé-de-cana como poucos na história da República.

7:31 PM  
Anonymous Luiz disse...

Digníssimo professor Luiz Antonio Simas venha por meio desta lhe deixar uma versão do jingle: "Varre, varre vassourinha, varre a corrupção."
http://www.locutor.info/audioHistoria/historiaJanioJingle.mp3
Por não conseguir abrir o seu link deixo um site que possui o mesmo jingle. Espero que seja de seu agrado.
Abraços

8:26 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Início