9 de jun de 2007

WWW.PADRECICERO.COM.BR


Há na cidade do Rio de Janeiro intensa mobilização para que a estátua do Cristo Redentor seja eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno. A disputa é acirrada, já que o monumento do Corcovado enfrenta candidatos do porte da muralha da China, do Taj Mahal e de Machu Picchu. Cá deste modesto espaço, até então alheio ao evento momentoso, apresento alguns dos meus candidatos ao posto disputado:

1- a estátua do Padre Cícero, situada em Juazeiro do Norte, no sertão cearense. Desde já indico o sítio http://www.padrecicero.com.br , para que os internautas de Oropa, França e Bahia vislumbrem o gigantesco monumento ao nosso padim - um santo homem que rezava missas com um colt 45 no altar, ao lado do cálice bento e das hóstias consagradas. Seja você também um romeiro virtual! A adesão dos romeiros do Crato garantirá milhões de votos ao monumento e o padim terá mais chances que o Cristo Redentor nessa ardorosa disputa;

2- o letreiro luminoso do motel Palácio do Rei, na Haddock Lobo, aqui na Tijuca. É o candidato ideal para bater o Palácio de Versalhes. Com impressionante jogo de cores, o letreiro dessa casa - que oferece promoções fabulosas, como a suite Rei Leão por modestos R$ 14 durante a semana - merece conquistar a consagração mundial;

3- a estátua do Marechal Floriano Peixoto, na Cinelândia. Esta é a homenagem ao maior dos brasileiros, o impoluto Marechal de Ferro, homem que durante o exercício da presidência jurou receber o embaixador da Inglaterra para uma reunião com uma simples ameaça - à bala! - , decretou estado de sítio, dissolveu o Congresso Nacional, prendeu deputados e, diante da notícia de que o Supremo Tribunal Federal tinha concedido habeas-corpus aos parlamentares, respondeu como homem simples que era: - e quem dará habeas-corpus aos membros do Supremo Tribunal?

A estátua do Marechal, monumento ao bom gosto - Floriano é saudado por uma imagem de mulher que mais parece a ex-chacrete Índia Potira - pode desbancar com facilidade a Estátua da Liberdade, o pífio monumento ao cinismo erguido na América do Norte. Floriano neles;

4- a estátua gigantesca de seu Zé Pelintra, na frente da loja Cantinho de Oxaguian, no Mercadão de Madureira. Candidatura fadada ao sucesso, o portentoso monumento ao malandro forma impressionante conjunto arquitetônico com o ambiente do Mercadão - com seus bodes, cabras, galinhas, ervas, garrafas de marafo e toda sorte de bugigangas. Vale ressaltar que há aos pés da estátua um pratinho onde os fiéis podem depositar moedas e fazer pedidos a Seu Zé. Não vejo como o conjunto arquitetônico do Corcovado possa se comparar ao complexo inter-religioso do Mercadão, muito mais representativo do Rio que o Cristo da Zona Sul;

5- a estátua de São Jorge na quadra do Império Serrano. É uma maravilha do mundo, não há dúvidas. A candidatura, pela sua magnitude transcendente, dispensa comentários e campanha ;

6- a sepultura do Barão do Rio Branco, no cemitério do Caju. Fabuloso monumento arquitetônico, que faz Machu Picchu parecer um apagado conjunto habitacional abandonado nas montanhas, o túmulo do Barão é mais alto que o vão central da ponte Rio-Niterói. Os cariocas que procuram conhecer a Índia e o Egito e se deslumbram com o raquítico Taj Mahal e as pirâmides de Gizé são uns bobos. A sepultura do Barão, com uma estátua que desperta viva polêmica - para alguns é um vulcão representando a fibra do grande homem, outros vêem na obra referência a um coqueiro da Ilha de Paquetá, onde o Barão passava férias - é o ponto mais alto da arquitetura cemiterial brasileira, quiçá mundial. Sugiro que o túmulo seja visto após o visitante tomar generosas doses de uísque, para que cada um possa dar o sentido que quiser ao portentoso monumento;

7- a feira de Caxias. Amigos, embarquem nessa candidatura. Não há Castelo de Neuschwaintein (imaginaram essa merda eleita e eu tendo que pronunciar esse nome aos meus alunos? ) que se compare ao amplo complexo gastronômico-etílico-arquitetônico-cultural representado pela feira de Caxias. Lugar ideal para se comprar galinhas d´angola - lá funciona até um serviço de disque ebó 24 horas - com pirâmides de fumo de rolo mais altas que a pirâmide de Chichen Itzá, na planície de Yucatan, a feira de Caxias é o exemplo vivo da cultura da rua, do mercado como espaço de civilização e convívio social. Qualquer ser humano que já visitou a feira vota nela de olhos fechados para o cobiçado título de maravilha do mundo. Perguntem ao povo do santo o melhor lugar para se comprar todo tipo de bichos de pena e vocês ouvirão a mesma resposta : - Feira de Caxias.

Enfim, amigos, essa é a minha lista. Independente da escolha mundial, consagro aqui minhas candidatas e acredito na vitória. A campanha está apenas começando.

Abraços

Marcadores:

14 Comentários:

Blogger Eduardo Goldenberg disse...

Simas, meu irmão: a frase com que você fecha o texto - "Independente da escolha mundial, consagro aqui minhas candidatas e acredito na vitória. A campanha está apenas começando." - me deu uma luminosa idéia.

Ousarei discordar de você, Relator das Causas Nobres, e vou divergir, justificando meu voto.

Meu apoio inconteste vai para a arquitetura magnânima do Mundial da rua do Matoso. Mas quero ousar, Mestre Simas. Meu voto vai para o Mundial da rua do Matoso como patrimônio imaterial, e explico.

Não apenas a construção, que é belíssima, merece destaque. Entram no mesmo pacote a voz do locutor que anuncia as promoções-relâmpago, as caixas deliciosas com suas blusas justas e seus seios a prova do lápis - que é como se anuncia nas melhores casas do ramo o peitinho em pé, e sem silicone - a loirinha da Nestlè que troca sua lata de Leite Ninho por um ingresso para o Maracanã, e todo aquele universo "môn-di-al" (como anuncia o locutor (que imita desbragadamente o Silvio Santos), sem igual.

Até!

9:56 AM  
Anonymous Leo Boechat disse...

Me esquivando dos propostos concorrentes religiosos (diversos, é verdade) e da linha militaresca florianista do professor Simas, fico com o Palácio do Rei na Haddock Lobo, que não pode deixar de ser considerado um "templo do amor" nos moldes contemporâneos. Meu voto vai para o letreiro.

10:00 AM  
Anonymous marecha disse...

Estive diante da pirâmide de Chichen Itzá, na península de Yucatan, no México. Não subi lá em cima que não sou bobo como os americanos, italianos e paulistas turistas que o fizeram. Estava lá a trabalho, acompanhando o ensaio de nudez de Fábia Taffarel para as páginas da revista Ele & Ela. É uma merdinha. Meu voto está entre o Zé Pelintra do Mercadão e o São Jorge do Império.

10:34 AM  
Anonymous Felipe Bezerra disse...

Meu voto, bem como o do Marecha, ainda está indeciso: São Jorge do Império e Zé Pelintra do Mercadão.

Quanto à tua lista, Simas, um breve adendo: não concordas que a Igreja da Penha deveria estar entre os candidatos, não?!

Abraços!

2:38 PM  
Blogger Marcelo disse...

Meu voto vai para o impressionante São Jorge do Império!

8:10 PM  
Blogger Felipinho disse...

Creio que caberia também a fachada com múltiplos estilos arquitetônicos da casa Vila da Feira e Terras de Santa Maria.

Mas o Mundial é foda...

10:33 PM  
Blogger kiry disse...

Prezado Prof. Simas,

Minha filha tem 14 anos e esta' na 8a serie (9o ano) e no seu livro de Historia diz que o padre Cicero foi um grandissimo f.d.p. (palavras minhas). Explorou ate' nao querer mais os pobres do sertao e tornou-se um grande coronel, fazendo aliancas que possibilitaram com que sobrevivesse e enriquecesse, diferentemente de outros beatos como Antonio Conselheiro. Sempre achei o culto ao Padre Cicero um exagero. Com relacao aos outros candidatos, apoiaria a todos, com particular atencao a Sao Jorge e a Seu Ze' Pilintra.

Abracos,
Maria Emilia.

2:05 PM  
Blogger Luiz Antonio Simas disse...

Maria Emilia,
de fato o homem foi um grande filho da puta. Foi isso que eu quis dizer ao escrever este texto, repleto de brincadeiras. Eu estou, apenas, ironizando a histeria em relação ao Cristo Redentor e os critérios para a escolha de sete maravilhas do mundo.Descupe se a brincadeira não foi entendida pelos leitores; a falha é do autor do texto.
Abraços

6:15 PM  
Anonymous Leo Boechat disse...

Contestem a candidatura do Padre Cícero mas não a do letreiro do Palácio do Rei!

11:21 AM  
Blogger kiry disse...

Padre Cicero era um grande f.d.p. Os outros candidatos sao mais dignos!

Maria Emilia.

6:17 PM  
Blogger 4rthur disse...

em homengaem ao dia de hoje, 12 de junho, dou meu voto para o leteriro do Palácio, já antevendo a fila olímpica (não tem como utilizar esse adjetivo sem lembrar do Edu) de carros que, a esta hora (9 da manhã), já deve estar se formando em frente ao portentoso monumento.

9:04 AM  
Anonymous Claudio Falcão disse...

A grande Vila Mimosa , a nossa V.M. deve, merece, precisa estar entre as maravilhas do mundo moderno, mesmo que a atividade não seja tão moderna assim. O esforço diário das meninas, que prestam um serviço de utilidade pública, não pode ser esquecido!!!

Abraços

3:19 PM  
Anonymous zé sergio disse...

A Portelinha e o Portelão, evidente!!!

9:02 PM  
Anonymous Natasha disse...

Estátua do Zé Pelintra.

8:43 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Início